top of page

Jovem carioca cria Disque-Companhia pra tirar idosos da solidão durante a pandemia

A avó da Manuela é daquelas que gosta de bater perna e papo. Mas, como muitos idosos, a dona Gilse está isolada em casa por causa da pandemia. Dia desses a Manuela ficou pensando como deve estar sendo difícil para a avó, que mora sozinha, enfrentar esse momento. E aí foi mais além: lembrou que tem muitos velhinhos que vivem em asilos e ainda não podem receber visitas. Nasceu daí uma ideia: o Disque-Companhia.


"Minha avó é super ativa e adora bater papo com o porteiro, na padaria, no mercado, com os amigos, com todo mundo. Se esse momento estava sendo difícil para ela, que está trancada em casa, imagina para idosos que não podem receber visitas e que não têm intimidade com a tecnologia para para fazer lives ou entrar em redes sociais. Foi então, que pensei em simplesmente telefonar para levar um pouco de conforto e diminuir a solidão dessas pessoas", contou Manuela Pinheiro, 17 anos, ao G1.

Ela, então, começou a divulgar a ideia nas redes sociais. A história chegou até Leonardo Pisani, CEO do Grupo Acasa - que tem três casas de repouso para idosos. Ele selecionou idosos que gostariam de receber ligações e... pronto: o projeto saiu do papel!

"Essa ligação que os idosos estão recebendo durante a quarentena está sendo muito importante. Sem poder receber visitas, eles estavam muito tristes, se sentindo muito sozinhos, isolados de tudo. Eles ficam mas animados, gostam de contar as experiências deles e trocar ideias com os jovens. O afeto que eles estão recebendo pelo telefone traz um ganho muito grande inclusive para a saúde mental deles", disse Pisani. No início, eram só três voluntários: Manuela e duas amigas. Agora, já são 18. Todos colegas de colégio dela: jovens que estão trocando experiências e descobrindo coisas novas a cada telefonema. "É muito gratificante. A gente sente a alegria deles em poder compartilhar as histórias de vida deles. Eles gostam de conversar sobre família, filhos, as vivências de trabalho e a gente fala para ele sobre como está sendo o nosso dia, como estamos na escola, essas coisas", relatou a estudante.


"Outro dia teve uma idosa que queria conversar sobre Roberto Carlos. Tivemos de pesquisar informações e buscar no grupo quem sabia mais da vida e do trabalho do cantor para conversar com ela. A gente ajuda a acabar com a solidão deles e eles nos enriquecem com o conhecimento de tantos anos de vida", disse Manuela.

ree

Foto: Divulgação


Lindo, né?! Quer ser um voluntário ou conhece algum idoso que quer receber uma ligação? É só fazer o cadastro pela página do projeto no Instagram: @disquecompanhia.


*Essa notícia foi uma sugestão da @lvarquitetura. Sabe de alguma história inspiradora que poderia vir parar aqui na nossa Central de Boas Notícias? Conta pra gente!

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por Leve Leve. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page