Bailarino autodidata dá aulas gratuitas de balé e faz crianças sonharem com um futuro diferente
- @useleveleve

- 10 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A cena impressiona: numa rua de chão batido, tomada pela lama, um menino rodopia, salta! Parece flutuar ao repetir passos de balé (veja aqui). É um dos alunos do bailarino Daniel Ajala, que resolveu praticar a dança ali mesmo, no meio da rua, num bairro pobre da cidade de Lagos, na Nigeria.
Essa é uma das vidas que vem sendo transformada pela arte e pela generosidade de Daniel. Autoditada, ele criou um estúdio de dança improvisado para ensinar o que sabe a crianças e adolescentes e, de quebra, derrubar a crença de que a arte é só para os ricos.
"Isso ajuda-os a saber que a arte também pode ser feita por eles mesmos, pelos povos indígenas. Quero que eles gostem do que está acontecendo no exterior ou em outro lugar, afirmou Daniel ao site Once Noticias.
Toda semana, meninos e meninas de seis a 15 anos vão às aulas de balé e, por algumas horas, são transportados para um mundo bem diferente da dura realidade em que vivem. "Meu sonho é fazer com que crianças de todo o mundo compartilhem essa mesma experiência. Aqueles que estão interessados em aprender a dançar, quero que eles possam expressar seus sentimentos através da dança. E talvez um dia eu também seja professora de dança e poderei ensinar as crianças a dançar", diz Olamide Olawole, uma das alunas. E não são só os alunos que têm se sentindo nas nuvens... "Fico muito emocionada. Ver meu filho dançando me dá muita alegria", contou Iforma Madu, mãe de Anthony, um dos alunos.
A Nigéria é o país mais populoso da África, com mais de 200 milhões de habitantes, e onde cerca de 3 milhões de pessoas foram deslocadas por conflitos internos. Agora, a arte dá a uma pequena parcela delas a chance de sonhar com um futuro diferente.

Foto: Reprodução/Instagram Leap of Dance Academy







Comentários